Uma visão contextualizada das Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação é o alicerce para o desenvolvimento de novas competências, de novos formatos de entendimento, e de novos procedimentos e paradigmas que sustentam as aprendizagens escolares e sociais.
Nesta teia global que é o conhecimento, a interface de aprendizagem formal confunde-se cada vez mais com o que é informal e que resulta das experiências do quotidiano, mesmo as lúdicas. Esta geração digital do séc. XXI assiste a uma visão antitética desenhada pelos que discutem a WEB 2.0, pelos que tentam descobrir a WEB X+1 e pelos que desconhecem a WEB. A disseminação de conceitos e de práticas inerentes ao e-Learning, à aprendizagem colaborativa e interactiva e a generalização da panóplia de ferramentas que estão ao dispor da escola do séc. XII impulsionará a aproximação entre as comunidades de prática e a escola, através da mediação colaborativa e partilhada nos ambientes de aprendizagem em rede.
A sociedade dependente de um mercado globalizado exige que esta geração digital cresça também empreendedora. Contudo, ainda há muito por fazer para que o ensino e a formação estejam marcados pelo espírito empreendedor.
Neste contexto, este seminário pedagógico teve como temas centrais de reflexão o “Sociedade Digital e Multimédia, “ O e-Learning ao serviço da Educação e da Formação”, “O Empreendedorismo na Educação e na Formação” e “A Interacção e a Colaboração com Quadros Interactivos”.
O evento decorreu no Arquivo Regional da Madeira, no dia 22 de Abril de 2009, e tentou contribuir para o debate resultante do sentimento de inquietação e de preocupação comuns a todos os Professores, Formadoras e público em geral com interesse nas temáticas, provocado pela evolução do paradigma de ensino e de aprendizagem que o tecido tecnológico tem proporcionado.
A riqueza e a experiência do painel de oradores que procedem de instituições de referência – Universidade Católica Portuguesa, Universidade da Madeira, PTinovação, Universidade do Minho, Proinov e Promethean – contribuiram, com fundamento, para o enriquecimento e a actualização de todos os pedagogos.